Sistema Imunológico é um impressionante mecanismo de proteção existente dentro do nosso corpo, ele defende nosso organismo de milhões de bactérias, micróbios, vírus, toxina e parasitas que querem invadir nosso corpo.
A ação do Sistema Imunológico começa ainda bem cedo, ainda na fase infra-uterina, nesta etapa, os linfócitos, do feto fazem a cópia e armazenamento de todas as sequências de aminóacidos (proteínas) existentes em nosso corpo.
É importante saber que um único linfócito não conhece todo o corpo, mas todos juntos, passam a reconhecer todas as proteínas de nosso corpo. Desta forma fica bem mais fácil indentificar a presença de alguma proteína desconhecida para, só então, combatê-la.
O combate contra o "corpo estranho", será iniciado imediatamente, após a produção de anticorpos, nesta fase, o linfócito passará a se chamar de plasmócito.
A reação do anticorpo contra este corpo estranho, é conhecida como antigeno-anticorpo, e tem por função atrair o maior número possível de macrófagos. Estes, por sua vez, farão a fagocitose, destruindo não só o corpo estranho, mas também o anticorpo que a ele está aderido.
Após destruir os corpos estranhos, os macófagos se auto destroem (este processo é chamado de autólise). Por fim restarão somente seus resíduos, que serão removidos pela corrente sanguínea. Quando isto não ocorre, o acumulo de macrofágos mortos passará a ter forma de pus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário